segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Quem aí já ouviu falar de Scrapbook ou Scrapbooking ?

                                         Scrapbooking, a arte de lidar com imagens !
Quem aí já ouviu falar de Scrapbook ou Scrapbooking ?
É, ouvi esse termo pela primeira vez há pouco tempo atrás, mesmo existindo há anos. Ou sou muito desinformado e desligado das coisas, ou essa forma de arte é realmente pouquíssimo divulgada.
Pois bem, quem não gosta de fotos? Lembranças guardadas em “papel” ou em forma digital, fotos são sempre bem vindas, um modo de guardar momentos inesquecíveis, tempos que não voltam mais…
Ta, deixando o sentimentalismo e a filosofia de lado, vamos ao que interessa.
Scrapbook ou Scrapbooking, teve sua origem na Alemanha por volta do século XVII, passando para a Inglaterra e o resto do mundo. Na época, as pessoas criavam álbuns com poemas, anotações, pensamentos, recordações… e os deocaravam de várias formas, com papéis coloridos, botões etc. Após a criação da primeira máquina fotográfica as pessoas começaram a decorar seus álbuns de fotografia, aplicando assim a arte de Scrapbooking.
Resumindo, Scrapbooking nada mais é que a arte de lidar com fotos e imagens no geral, porém, de forma extremamente criativa. A definição parece simples, deixando a entender que essa forma de arte também seja, mas aí é que se enganam, existem layout’s, como são chamados os trabalhos, magníficos e muito trabalhosos.
O Scrapbooking divide-se em dois ramos: o artesanal e o digital.
O artesanal, citado mais acima, é a forma de decorar álbuns de fotografia, diários e outras coisas mais, com papéis específicos e coloridos, botões, broches, flores, carimbos e o que der na telha, o importante é o resultado.
Já o digital, é quando o scrapper [artista que lida com esse tipo de arte], produz, no computador, o trabalho que é feito no Scrapbooking artesanal, no entanto, é óbvio que há bem mais ferramentas, resultando assim em trabalhos muito bem feitos. O Scrapbooking digital cresce a cada dia que passa, apesar de ainda não ser muito conhecido entre as pessoas que não atuam no ramo.

1 comentário: