sábado, 8 de agosto de 2009

Algumas informações sobre a foca !

A foca é um mamífero marinho
a foca nasce no mar, mas
também consegue viver em terra.
Por ter nascido no mar, está muito bem adaptada à água e desloca-se com dificuldade em terra, arrastando o corpo no solo com o auxílio das barbatanas da frente. Sabias que já foi um animal terrestre? Mas depois evoluiu e adaptou-se à vida no mar.
O seu corpo, tal como o das baleias, é muito diferente

daquilo a que estamos habitados nos outros mamíferos:

- têm o pescoço e os membros anteriores (as barbatanas da frente)
curtos e os seus membros posteriores (patas de trás)
são uma espécie de barbatanas muito apropriadas para a natação;
- têm uma cabeça grande, mas as orelhas são pouco desenvolvidas
e o seu pêlo é grosso e brilhante. As narinas fecham-se quando ela mergulha.

É um animal perfeito dentro de água! Normalmente, o pêlo da foca é cinzento e mistura-se com vários tons, que vão do castanho ao branco e preto.

O alimento preferido das focas são os peixes, mas também comem lulas e vários mariscos. Já reparaste que no circo, quando ela faz bem os seus malabarismos com a bola, recebe um peixe de prémio?

Sabias que apesar de viverem em sítios muito gelados, como os pólos, elas não têm frio? É por causa da «camada adiposa», ou seja, uma boa camada de gordura que têm debaixo da pele. Mas não penses que as focas vivem mesmo no alto mar! Elas vivem nas costas, adoram as rochas e os bancos de areia ou de gelo, onde podem apanhar sol e descansar (o desporto favorito das focas).

Os machos são grandes e algumas espécies medem entre 1,3 a 1,95 metros (do tamanho de um homem!) e pesam cerca de 100 kg (!). As fêmeas são sempre ligeiramente mais pequenas e leves.

Sabias que quando estão em terra elas juntam-se em grandes grupos de cerca de mil focas? É para estarem mais seguras, porque são tão trapalhonas em terra que os ursos e as orcas as apanham com muita facilidade!

A mãe foca tem apenas uma cria que, como já te explicámos, nasce na água. Durante os primeiros quatro a seis meses a foca bebé alimenta-se apenas do leite da mãe, mas, assim que nasce, já está pronta a nadar e mergulhar!

Infelizmente, muitas espécies de focas estão em perigo e tudo por causa do Homem: para além de lhes poluir o ambiente, caça-as enquanto bebés por causa das suas bonitas peles. Sabias que a foca pode mergulhar até 250 metros de profundidade (imagina um prédio com cerca de 70 andares!) e ficar sem respirar por mais de 30 minutos?

Curiosidades sobre as Focas

- A maior das focas é a foca-elefante, que mede seis metros e pesa até 3,6 toneladas! - A foca mais feroz é a foca-leopardo, que até caça pinguins.

- Algumas espécies de foca passam a maior parte da vida em colónias nas praias, enquanto outras, vivem em mares abertos e fazem migrações longas e regulares.

- As focas são caçadas por causa de sua camada de gordura e pela sua pele.

- Algumas espécies de machos adultos podem atingir os 4 metros de comprimento, são mais compridos que um carro! - Como mamífero, a foca respira ar como nós, embora consiga aguentar aproximadamente 30 minutos durante um mergulho em busca de alimento.

- Os longos bigodes das focas servem para sentirem as coisas (são muito sensíveis a mudanças de pressão) e auxiliam os olhos durante as caçadas submarinas.

- Em Portugal existem focas nas Ilhas Desertas (um grupo de ilhas muito pequeninas no arquipélago da Madeira).

- O nome foca-monge vem da cor do pêlo, quase sempre escura e sem manchas nas costas e esbranquiçada na barriga, o que lembra vagamente a roupa de algumas ordens religiosas.

- Quando nasce, a cria da foca já tem quase um metro de comprimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário