sábado, 8 de agosto de 2009

As baleias um animal lindo !

As baleias são mamíferos, tal como o Homem,
mas que vivem no mar.
A estes mamíferos marinhos, chama-se cetáceos.
A diferença mais visível em relação aos peixes é
na barbatana da cauda que está numa posição horizontal.
A baleia é o maior animal que alguma vez existiu na Terra e no mar. Por exemplo, as baleias azuis têm 30 metros, 10 vezes o tamanho de um elefante! Mas existem outras mais pequenas, como as orcas, que mesmo assim são três vezes maiores que um golfinho.
Tal como os mamíferos, as baleias têm sangue quente e por isso sentem muito o frio. Mas não têm pêlos para ficarem quentinhas. Assim, para se protegerem, têm uma camada de gordura muito grossa mesmo debaixo da pele, a que se chama camada adiposa.
Para respirar as baleias têm pulmões como todos os mamíferos, mas elas aguentam muito tempo debaixo de água. Quando vêm à superfície, o ar quente sai do seu "nariz", na parte de cima da cabeça, formando um jacto.
Diz-se que as baleias nunca se perdem. Percorrem os mares de todo o mundo e sabem sempre onde estão. Isso acontece porque elas têm um sistema de ecolocalização no cérebro. Assim, são capazes de detectar as posições dos objectos através do som.
Normalmente nasce uma única cria de cada vez e a gestação dura de 10 a 12 meses, só mais um bocadinho do que os humanos. A cria quando nasce mede 7 metros e pesa 2 toneladas (mais que um camião)! Durante 7 meses, alimenta-se do leite da mãe e engorda 4 quilos por hora (100 kg por dia). Existem muitas espécies de baleias. Estas dividem-se em dois grupos: com dentes e com barbas. As baleias que têm dentes são caçadoras, mas só comem peixinhos, lulas e outros animais pequenos.
As baleias com barba alimentam-se de plâncton. As barbas servem para filtrar a água para obter este minúsculo alimento. Por estranho que pareça, estas baleias são as maiores de todas e não fazem mal a uma mosca, mas as barbas são muito assustadoras porque parecem dentes!
Desde há muitos anos que as baleias são caçadas. Antigamente a caça fazia-se por necessidade, mas também por medo de um animal tão grande. Apesar de tudo, os caçadores de baleias tinham um grande respeito por ela, que era a base da sobrevivência dessa população.
Hoje em dia, a caça é proibida porque a espécie começou a entrar em extinção, ou seja, começaram a existir poucas baleias e foi preciso protegê-las. Os antigos caçadores fazem agora visitas guiadas para os turistas aos sítios onde sabem que as baleias costumam nadar. Há uns anos, alguns paleontólogos ( pessoa que estuda os fósseis de animais ou vegetais que se encontram enterrados há muitos milhares de anos) descobriram um fóssil de uma baleia com patas. Esta antiga baleia, com muitos milhares de anos, era pequena, andava em terra, mas passava a maior parte do tempo na água por ser muito pesada.
O peso dos mamíferos terrestres é suportado pelos ossos que são maciços e fortes. Mas o peso das grandes baleias quase desaparece com a ajuda da água, por isso, os seus ossos tornaram-se leves e esponjosos.
O interior de uma baleia, tal como o exterior é enorme. As veias da baleia-azul são tão largas como um cano de esgoto e o coração é do tamanho de um carro pequeno. A sua gigantesca língua pesa 4 toneladas.
Por vezes, as baleias dão grandes saltos, o que é uma coisa espectacular de observar. Infelizmente não se sabe ainda porque o fazem: pode ser para namorar, comunicar, atrair peixes, ou simplesmente para brincar.
Há uma pergunta que se faz muitas vezes mas que ainda não foi respondida: será que as baleias são mesmo inteligentes? Se olharmos só para o tamanho de cérebro algumas seriam 5 vezes mais inteligentes que nós, mas isso não quer dizer nada...

2 comentários:

  1. Olá. Parabens pelo teu blog. A troca foi do Forum Feltromania. http://feltromania.forumeiros.com/

    ResponderEliminar
  2. e tb fazes trocas pessoais ???

    se quixeres adiciona-me no msn para falarmos

    beijinho

    ResponderEliminar